Está difícil adquirir um novo hábito? HACKEIE sua própria mente!

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Está difícil adquirir um novo hábito? HACKEIE sua própria mente!

Melhorar sua qualidade de vida, aumentar a produtividade pessoal, sentir-se menos sobrecarregado na jornada de trabalho, emagrecer, largar o cigarro…. Tratar estas questões é envolver-se no espinhoso tema da MUDANÇA DE HÁBITOS.

Se você for como eu e a maioria dos mortais, todas as fibras do seu ser se revoltarão quanto a você TENTAR FAZER DIFERENTE. É a tão falada saída da zona de conforto.

Mas há todo um repertório de estratégias para auxiliá-lo nessa tarefa. Algumas delas utilizam a própria dinâmica da acomodação e da manutenção do conforto para HACKEAR seu cérebro e tornar a mudança mais palatável.

Hackeando sua mente com o TESTE DE 30 DIAS

Uma poderosa ferramenta para diminuir o impacto psicológico de ter que mudar algo PARA O RESTO DA VIDA é a estratégia do TESTE DE 30 DIAS.

Este é um conceito que o autor Steve Pavlina tomou emprestado da indústria de software. Na indústria de software, é muito comum a opção de poder baixar uma versão de teste de um software e experimentá-lo por 30 dias sem risco antes de comprar a versão completa.

Vamos dizer que você deseja iniciar um novo hábito como um programa de exercícios ou abandonar o fumo.

Nós todos sabemos que a parte mais difícil é começar e depois manter o novo hábito por algumas semanas. Mas, uma vez que você supere a inércia, é muito mais fácil continuar.

No entanto, muitas vezes, simplesmente começar a pensar que vamos entrar em uma mudança permanente afeta de tal forma a nossa mente, que nos apavoramos antes mesmo de começar. Parece demasiado grande pensar em fazer uma grande mudança e mantê-la todos os dias, para o resto da vida quando quando o que estamos habituados é a fazer algo oposto. Quanto mais você pensa sobre a mudança como algo permanente, mais você ficar paralizado.

Mas e se você pensar em fazer a mudança apenas temporariamente – digamos, por 30 dias – e depois você estiver livre para voltar a seus velhos hábitos? Agora isso não parece tão difícil: exercício diário por apenas 30 dias, em seguida, acabou! Manter uma mesa bem organizados por 30 dias, em seguida, relaxo! Ler por uma hora por dia durante 30 dias, em seguida, voltar a assistir TV!

Você poderia fazê-lo? Isso ainda requer um pouco de disciplina e empenho, mas não tanto como fazer uma mudança permanente. A privação percebida é apenas temporária. Você pode contar os dias que faltam para a liberdade. E por pelo menos 30 dias, você vai ganhar algum benefício. Não é tão ruim. Você pode lidar com isso. É apenas um mês da sua vida.

Agora, se você realmente completar um teste de 30 dias, o que vai acontecer?

Você chegou a um ponto muito próximo de estabelecer aquela mudança como um novo hábito, e terá menos dificuldade para mantê-la do que teve para iniciá-la.

  1. Você vai quebrar a dependência do seu velho hábito durante este tempo.
  2. Você terá criado um histórico de 30 dias de sucesso, o que lhe dará maior confiança de que você pode continuar.
  3. Você vai ganhar 30 dias de resultados, que lhe dão um feedback prático sobre o que você pode esperar se você continuar. Isso coloca você em uma posição melhor para tomar a decisão de incorporar a mudança para o longo prazo ou não.

Portanto, uma vez que você ultrapassou a avaliação de 30 dias, a sua capacidade de continuar e fazer o hábito tornar-se permanente é imensamente maior. Mas mesmo se você não estiver pronto para torná-lo permanente, você pode optar por estender o período de avaliação para 60 ou 90 dias. Quanto mais tempo você esticar o período experimental, o mais fácil será para adotar o novo hábito para o resto da vida.

Outra vantagem dessa abordagem é que você pode usá-la para testar novos hábitos os quais você realmente não tem certeza se quer manter por toda a vida.

Veja o exemplo de adquirir um novo estilo alimentar: talvez você queira tentar uma nova dieta, mas você tem certeza se não vai achá-la muito restritiva.

Nesse caso, faça um teste de 30 dias e, em seguida, reavalie. Não nenhuma há vergonha em parar se você percebe que o novo hábito não combina com você. É como tentar um shareware por 30 dias e, em seguida, desinstalá-lo se ele não atender às suas necessidades. Nenhum prejuízo, nenhum fracasso.

Boas mudanças!

Flávio Zanotta

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Acredito que muito mais importante do que rechear o currículo de mais cursos é desenvolver novas HABILIDADES COMPORTAMENTAIS. Claro que todas as habilidades podem ser aprendidas, mas nem todas as habilidades são fáceis de aprender.

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